Hi Welcome You can highlight texts in any article and it becomes audio news that you can hear
  • Sun. Dec 22nd, 2024

Os efeitos do jejum intermitente (JJI) em fatores de risco para doenças cardiovasculares

Byindianadmin

Apr 30, 2022


Avalie o nosso conteúdo:

Houve um erro fazendo sua requisição, por favor tente novamente!

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o site parceiro da PEBMED

A obesidade é uma condição crônica que sabidamente aumenta o risco de outras doenças metabólicas, como diabetes e dislipidemia e é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Um dos desfechos principais, portanto, a se analisar quando se estuda os efeitos da perda de peso na saúde é justamente seus benefícios na redução do risco cardiovascular e dos fatores de risco.

Dentre as estratégias adotadas que podem induzir uma perda de peso significativa, o jejum intermitente (JJI) vem ganhando destaque, ganhando uma revisão narrativa a respeito na conceituada revista Nature Endocrine Reviews em 2022.  O estudo separou os efeitos do JJI na obesidade e composição corporal e também em fatores de risco cardiometabólicos. Por fins didáticos, separamos os assuntos em dois tópicos. Neste, comentaremos a respeito dos efeitos do JJI nos fatores de risco cardiovasculares (no tópico anterior, já comentamos a respeito do efeito dessa dieta na perda de peso e na composição corporal, não deixe de conferir).

Lembrando sobre os modelos de jejum intermitente

Vale lembrar que a revisão destaca três formas diferentes de JJI: a estratégia de tempo de restrição alimentar (TRA), onde o indivíduo permanece em jejum por cerca de 12 a 16h durante o dia; dias alternados (um dia de jejum e um dia de alimentação ad libitum, ou seja, a vontade) e 5:2 (cinco dias de alimentação e dois dias de jejum). As duas últimas mostram real benefício na perda de peso.

Fatores de risco metabólicos

Hipertensão arterial (HAS)

Grande parte dos estudos que avaliaram os efeitos do jejum intermitente na composição corporal também observaram as consequências em diversos fatores de risco. Na HAS, os efeitos do JJI em dias alternados ou “5:2” são muito variáveis, com estudos mostrando reduções de até 11% na pressão sistólica e outros com efeito neutro. A revisão destaca que boa parte dos participantes desses estudos não eram hipertensos e portanto o efeito na redução da pressão arterial pode ter ficado “diluído”. Há tendência em vários estudos em reduzir a PA sobretudo em hipertensos. As três formas de jejum parecem produzir tal efeito.

Perfil lipídico

Da mesma forma, alguns estudos demonstraram efeito neutro em todas as frações do colesterol e triglicérides, porém há dados que sugerem redução entre 10 a 22% no LDL e 16 a 36% em triglicérides. Algo importante a se desta

Read More

Click to listen highlighted text!