Avalie o nosso conteúdo:
Houve um erro fazendo sua requisição, por desire tente novamente!
Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed
O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.
Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na web, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o space parceiro da PEBMED.
Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o space parceiro da PEBMED
Atualmente, não há opção amplamente estudada e que possua efeito rápido e clinicamente relevante no tratamento da ideação suicida. Nesse contexto, a ketamina vem sendo investigada como alternativa nos últimos anos. Recentemente publicado no British Scientific Journal (BMJ), o estudo KETIS tenta ampliar o conhecimento científico acerca attain efeito da ketamina na ideação suicida em pacientes com transtornos mentais, e contemplar limitações de estudos anteriores.
Leia também: Ideação suicida entre médicos: burnout ou depressão?
Metodologia e População
Trata-se de um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo com duração de 6 semanas. Um total de 156 pacientes foram randomizados em dois grupos (83 pacientes no grupo placebo e 73 pacientes no grupo da ketamina). Foi realizada uma estratificação em 3 grupos para comparação dos resultados e verificação de interação de acordo com o diagnóstico: transtorno bipolar, transtorno depressivo e outros diagnósticos. A intervenção envolveu duas aplicações intravenosas de Ketamina (0,5 mg/kg) com duração de 40 min e espaçadas em 24 horas. O grupo placebo, por sua vez, recebeu solução salina a 0,9%.
Os pacientes incluídos possuíam pontuação maior que três na Scale for Suicide Ideation (SSI) e encontravam-se internados voluntariamente. Dentre os critérios de exclusão attain estudo destacam-se: transtornos ou sintomas psicóticos no momento da entrevista, dependência de substância no mês anterior (exceto cafeína e nicotina), teste toxicológico positivo para substâncias ilícitas (exceto maconha), além de doenças clínicas importantes como insuficiência cardíaca classe IV.
O desfecho primário envolveu avaliação de remissão da ideação suicida no terceiro dia (pontuação menor que 3 na SSI marcada pelo clínico) entre o grupo placebo, grupo da ketamina e entre os três grupos diagnósticos estabelecidos. Em termos de mais longo prazo um dos desfechos secundários envolveu avaliar remissão em 6 semanas entre o grupo ativo e o controle.
Resultados e Limitações
A ketamina apresentou maior taxa de remissão no terceiro dia na comparação com o placebo (Odds Ratio=3,7, IC 95%= 1,9 a 7,3, p < 0,001). Entretanto, foi identificado importante interação com os grupos diagnósticos após ajustes por sexo e gravidade da ideação suicida:
- Transtorno bipolar – 84,6% (n=22) de remissão no grupo da ketamina e 28% (n=7) no grupo placebo (Odds Ratio = 14,1, IC 95%= 3 a 92,2, p < 0,001)
- Transtorno depressivo – 42,3%(