Os transtornos funcionais gastrointestinais (TFGI) são caracterizadas por sinais e sintomas crônicos, recorrentes e que não são explicados por uma anormalidade bioquímica e/ou anatômica. Com o objetivo de auxiliar no diagnóstico, utiliza-se os critérios de Roma IV, um sistema de classificação que reúne os sinais e sintomas e que estabelece orientações para o diagnóstico dos TFGI na infância como constipação digestive tract funcional, dor stomach funcional e cólica do lactante.
Apesar do crescente entendimento fisiopatológico dessas condições, o seu tratamento continua sendo um grande desafio. Nesse contexto, a associação potencial entre alterações da microbiota digestive tract e TFGI permitiu avaliar possibilidades terapêuticas e preventivas com probióticos.
Durante o XXIV Congresso Latinoamericano de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica (LASPGHAN) que aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 28 de outubro de 2023, a Dra. Flavia Indrio, assistente do serviço de Gastroenterologia Pediátrica no Departamento de Pediatria da Universidade de Bari, na Itália, trouxe as principais evidências sobre o uso de probióticos em TFGI na infância.
A Dra. Flavia mostrou aspectos de como a influência da microbiota intestinal tract em diversas condições, em especial as relacionadas ao trato intestinal, tem sido foco de intensa pesquisa nas últimas décadas. Além disso, apresentou evidências de potenciais componentes fisiopatológicos relacionados com os transtornos funcionais gastrointestinais (TFGI), como a hipersensibilidade visceral, motilidade digestive tract anormal, inflamação da mucosa intestinal tract, interação entre o cérebro e o intestino, fatores psicológicos e claro, a microbiota digestive; todos interligados e, de alguma forma, resultando na manifestação clínica dos distúrbios funcionais. Evidências sobre a modulação da função da barreira digestive através de uma ação direta sobre as células epiteliais e mucosa por meio da microbiota foram apresentadas, o que fomenta o uso dos probióticos para tais fins.
Nos lactentes, a cólica tem sido um dos TFGI mais prevalentes, com grande impacto na qualidade de vida da família, resultando em ansiedade dos pais, faltas ao trabalho, uso recorrente de medicamentos, diversas consultas pediátricas e até hospitalização. A regurgitação do lactente também faz parte dos TFGI, sendo uma condição benigna e sem sinais e sintomas graves, mas com alta demanda e preocupação dos familiares. Nas crianças mais velhas, a dor stomach funcional presume um papel importante dentro dos TFGI para essa faixa etária.
Leia mais: AAP 2023: Abordagem da dor stomach funcional na pediatria