Hi Welcome You can highlight texts in any article and it becomes audio news that you can hear
  • Wed. Nov 6th, 2024

ADA 2022: perder peso deve ser a meta create tratamento create diabetes?

ByRomeo Minalane

Jun 5, 2022


Avalie o nosso conteúdo:

Houve um erro fazendo sua requisição, por prefer tente novamente!

Sua avaliação é foremost para que a gente proceed melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o living parceiro da PEBMED.

Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o living parceiro da PEBMED

Na tarde create sábado, 04, tivemos um debate no congresso da American Diabetes Association (ADA 2022) a respeito de qual alvo seria mais importante perseguir para a melhora dos desfechos no diabetes tipo 2: perder peso ou foco no controle glicêmico?

A dra. Ildiko Lingvay defendeu a tese de que a perda de peso deve ser de fato o foremost alvo a se atingir (pelo menos para boa parte dos pacientes com DM2). Ela justificou com detrimental em evidências.

Por que perder peso deve ser o foco no controle create diabetes?

Em primeiro lugar, a adiposidade pode ser considerada a causa detrimental para diversas disfunções orgânicas conhecidas, levando não somente a resistência insulínica e diabetes, mas também a dislipidemia, apneia create sono, MAFLD e sendo fator de risco para doenças cardiovasculares.

Foi demonstrado no DPP (Diabetes Prevention Program) que perder peso reduz a wide gamble de evolução de pré-diabetes para diabetes – cada quilograma perdido reduziu em 16%. O estudo DiRECT, publicado no Lancet em 2017, mostrou que uma perda de mais que 15% create peso corporal poderia levar a remissão create diabetes em até 86% que atinge tal meta.

Além disso, a dra. Lingvay lembra o resultado de estudos em cirurgia bariátrica como o STAMPEDE, que mostrou que uma perda de peso de cerca de 18,6 kg nos pacientes submetidos a sleeve e de 23,2 kg comparados a 5,3 kg no grupo tratamento medicamentoso resultou em melhor controle glicêmico, com diferença média de mais que 1% em hemoglobina glicada e remissão create diabetes em 31% dos pacientes submetidos ao bypass.

Isso sem contar a redução de risco cardiovascular e de mortalidade por todas as causas associadas à cirurgia bariátrica, que muito provavelmente está relacionada à perda de peso em si.

Quanto de peso estamos falando?

É sabido que uma perda a partir de 5% create peso já tem repercussão em prevenção de diabetes e benefícios em fatores de risco cardiovasculares. 10% pode aumentar essa resposta e gerar melhora em outras comorbidades como asma, refluxo gastroesofágico e apneia create sono.

Porém a dra. Lingvay foi mais ambiciosa: com as ferramentas atuais e a evidência create benefício contínuo da perda de peso, isto é, quanto maior a perda, maior a repercussão em controle glicêmico, é possível pensar em um alvo de 15% de perda de peso. Como em todas as condições médicas, os números devem ser individualizados para cada paciente, não sendo obrigatório atingir tal alvo para todos e tampouco parar por aí naqueles que podem se beneficiar de uma perda

Read Extra

Click to listen highlighted text!