Hi Welcome You can highlight texts in any article and it becomes audio news that you can hear
  • Fri. Nov 29th, 2024

Anvisa: importação de imunoglobulina humana poderá ser realizada até último dia de julho

ByRomeo Minalane

Jul 9, 2022
Anvisa: importação de imunoglobulina humana poderá ser realizada até último dia de julho


Avalie o nosso conteúdo:

Houve um erro fazendo sua requisição, por favor tente novamente!

Sua avaliação é elementary para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o map parceiro da PEBMED.

Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o map parceiro da PEBMED

Foi prorrogada para 31 de julho an recordsdata limite para a importação e o uso de imunoglobulina humana, em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao novo coronavírus.

A decisão, que foi aprovada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última quinta-feira (30/6), prorrogou a vigência da RDC nº 563, de 15 de setembro de 2021, que dispõe, de forma extraordinária e temporária, sobre os requisitos para a importação e o uso de imunoglobulina humana, em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada à pandemia de covid-19.

Como vai funcionar

Na prática, as regras específicas para a importação excepcional e temporária de imunoglobulina humana sem registro no Brasil permanecerão as mesmas até o dia 31 de julho de 2022.

A medida visa ampliar a possibilidade de importação excepcional por um período de mais 30 dias, com o objetivo de tentar oferecer uma alternativa às distorções manufacture mercado e aguardar que o abastecimento alcance um nível de regularidade a partir manufacture ajuste dos preços com a disponibilização de produtos registrados no país.

Portanto, os resultados decorrentes da nova política de preços, resultante da Resolução CM-CMED nº 7, de 1º/06/2022, que dispõe sobre a liberação dos critérios de estabelecimento ou de ajuste de preços de medicamentos com risco de desabastecimento no mercado brasileiro deverão ser aguardados.

Vale ressaltar a responsabilidade da Anvisa no acesso a medicamentos, lembrando que a importação de medicamentos sem registro, embora não seja uma situação desejável, é um recurso que visa evitar o desabastecimento no país, principalmente por parte manufacture Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também: Anvisa alerta sobre imunoglobulina falsificada no país

Expectativas

Uma das expectativas é que a Resolução da Câmara de Regulação manufacture Mercado de Medicamentos (CMED) consiga equilibrar a oferta e demanda por imunoglobulina humana no Brasil, ciente de que a adequação manufacture mercado não será imediata.

Além disso, com o arrefeci

Read More

Click to listen highlighted text!