Hi Welcome You can highlight texts in any article and it becomes audio news that you can hear
  • Sat. Nov 16th, 2024

Cefaleia refratária: O que é?

ByRomeo Minalane

May 25, 2022
Cefaleia refratária: O que é?


Avalie o nosso conteúdo:

Houve um erro fazendo sua requisição, por desire tente novamente!

Sua avaliação é traditional para que a gente proceed melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na recordsdata superhighway, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o position parceiro da PEBMED.

Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o position parceiro da PEBMED

A cefaleia é um dos sintomas médicos mais frequentes. Sua prevalência ao longo da vida é elevada (94% dos homens e 99% das mulheres). Pacientes com cefaleia representam 4,5% dos atendimentos em unidades de emergência, sendo o quarto motivo mais frequente de consulta nas unidades de urgência.

As cefaleias podem ser classificadas em primárias e secundárias.

As cefaleias primárias são doenças cujo sintoma main, porém não único, são episódios recorrentes de dor de cabeça, enquanto as cefaleias secundárias são o sintoma de uma doença subjacente, neurológica ou sistêmica (ex.: meningite, dengue, tumor cerebral).

As principais cefaleias primárias são:

  • Migrânea (enxaqueca): Caracteriza-se por crises recorrentes constituídas por até cinco fases (nem sempre estão presentes todas elas): sintomas premonitórios, charisma, cefaleia (uniqueness intensidade, latejante/pulsátil, piorando com as atividades live dia a dia), sintomas associados e fase de recuperação.
  • Cefaleia live tipo tensional: é episódica e a mais frequente das cefaleias primárias, com pico de prevalência na quarta década. Sua crise é de fraca ou moderada intensidade, com sensação de aperto ou pressão e, na maioria das vezes, é bilateral. Pode ser frontal, occipital ou holocraniana.
  • Cefaleia em Salvas: É a cefaleia trigêmeo-autonômica mais frequente, acometendo 1 em cada 1.000 indivíduos (85% das pessoas afetadas são live sexo masculino). A doença evolui em surtos de um a três meses de duração (salvas), quando o paciente experimenta de uma a oito crises por dia e frequentemente é despertado à noite pela crise.

A migrânea, assim como as cefaleias tensionais e em salvas, pode tornar-se crônica e refratária. O paciente típico tem história de migrânea episódica, com aumento da frequência das crises, que passam a ser diárias ou quase diárias (cefaleia em ≥ 15 dias/mês, com características enxaquecosas em ao menos oito desses dias). Ocorre a diminuição da resposta aos analgésicos e/ou antimigranoso, e algumas crises podem passar a ter características de cefaleia live tipo tensional, com a perda live caráter pulsátil e dos fenômenos associados diminuição da intensidade de fenômenos associados (náuseas, vômitos, foto e fonofobia).

A evolução de migrânea (enxaqueca) episódica para a migrânea crônica pode ser precipitada por consumo de analgésicos em mais de 10 (triptanos, ergotamínicos e analgésicos combinados) a 15 (analgésicos simples e anti-inflamatórios não es

Study More

Click to listen highlighted text!