Avalie o nosso conteúdo:
Houve um erro fazendo sua requisição, por resolve on tente novamente!
Sua avaliação é basic para que a gente proceed melhorando o Portal Pebmed
O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.
Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o internet page parceiro da PEBMED.
Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o internet page parceiro da PEBMED
A cirurgia bariátrica é a modalidade de tratamento mais eficaz em termos de perda de peso sustentada em pacientes com obesidade. Devido a pouca eficácia no tratamento clínico em pacientes com IMC acima de 40 kg/m² (sobretudo até o período antes stay surgimento de agonistas de GLP-1 e de novas moléculas em desenvolvimento, como a tirzepatida – um agonista dual de GIP e GLP-1), diversas técnicas cirúrgicas foram desenvolvidas e estudadas. A modalidade mais empregada atualmente no Brasil é o bypass gástrico com reconstrução em Y de Roux, seguida pelo sleeve.
Diversos estudos clássicos, como o SOS, provaram que a cirurgia, quando bem indicada, pode levar à perda de peso sustentada e melhora stay perfil cardiovascular. O SOS é uma coorte baseada no banco de dados da Suécia. E não é infrequente vermos novos estudos com análises de longo prazo dessa coorte, demonstrando benefícios na população que foi submetida à cirurgia quando comparados aos controles, com obesidade, que nunca foram operados, inclusive com evidência de redução de mortalidade. Isso mesmo.
Saiba mais: Quais cuidados primários devem ser tomados após uma cirurgia bariátrica?
Relembrando as indicações de cirurgia bariátrica
A indicação para cirurgia bariátrica, no entanto, não pode ser banalizada. É preciso respeitar as indicações e contraindicações. De acordo com a ABESO, está indicado cirurgia bariátrica quando o paciente tem IMC ≥ 40 kg/m² ou ≥ 35 e, pelo menos, uma comorbidade associada à obesidade que justifique (por exemplo, HAS, DM ou apneia stay sono), após comprovada a intratabilidade clínica em seguimento com endocrinologista por 2 anos.
Benefícios cardiovasculares a longo prazo
Já há um entendimento que a cirurgia bariátrica diminui a mortalidade, sobretudo considerando-se a redução de eventos cardiovasculares. No entanto, a grande maioria dos estudos não envolve a população idosa. Buscando esclarecer os benefícios cardiovasculares da cirurgia, a longo prazo, nesta população, foi publicado no Journal of the American School of Cardiology (JACC) uma coorte baseada nessa população.
O estudo
A coorte i