A primeira coisa que todo mundo pensa quando v ê um olho vermelho é: Ih, conjuntivite! O termo conjuntivite se refere a uma inflama çã o da conjuntiva. Mas nem todo olho vermelho é uma conjuntivite infecciosa. Classicamente a conjuntivite infecciosa se apresenta como um quadro de olho vermelho, secre çã o aquosa, lacrimejamento, sensa çã o de corpo estranho, fotofobia e olho que acorda colado.
As conjuntivites n ã o infecciosas incluem as causas irritativas, t ó xicas, por redu çã o na produ çã o de l á grima (seca) e por altera çõ es palpebrais com irrita çã o mec â nica. As conjuntivites infecciosas s ã o geralmente bacterianas ou virais As conjuntivites agudas bilaterais s ã o na maioria das vezes virais. Na conjuntivite bacteriana, em geral, a secre çã o pode ser mais importante, com aspecto mucopurulento e o achado de papilas conjuntivais no exame oftalmol ó gico.
Leia também: Nova opção de tratamento para cancer malignancy uveal
Sempre que um paciente chega com olho vermelho, um dos questionamentos é se o paciente U.S.A. lentes de contato. Usu á rios de lentes de contato s ã o mais propensos a infec çã o ocular (principalmente se n ã o aderem aos cuidados corretos de uso). Todo usu á rio de lentes de contato com olho vermelho deve ser avaliado por oftalmologista quanto a possibilidade de ceratites infecciosas (infec çã o da c ó rnea) que pode estar associada a infec çã o principalmente por Pseudomonas ou por Acanthamoeba.
Ambas s ã o potencialmente graves. Nos casos de n ã o acometimento da c ó rnea, com secre çã o aquosa e hiperemia bilateral, a conjuntivite viral ainda é a mais comum. Naqueles com o mesmo quadro, mas com prurido ocular e alergias sist ê micas, a conjuntivite al é rgica tamb é m é bastante comum. As rea çõ es al é rgicas costumam cursar com edema palpebral e de conjuntivas (quemose), al é m dos sintomas j á citados.
Outro achado comum na emerg ê ncia é a hemorragia subconjuntival que ocorre mais comumente nos pacientes que usam anticoagulantes orais e naqueles com hipertens ã o arterial descontrolada. Al é m desses, aqueles com relato de manobra de valsalva (esfor ç o evacuat ó rio, tosse importante, v ô mitos …) e de injury ocular. O quadro é de sangramento abaixo da conjuntiva que pode ser localizado ou mais difuso e geralmente é reabsorvido espontaneamente no per í odo de 2 semanas.
A uve í te é a inflama çã o ocular que afeta as camadas intermedi á rias do tecido ocular (uvea), que correspondem a í ris, corpo ciliar e cor ó ide. Os sinais podem ocorrer de forma mais abrupta ou mais lenta. Al é m do quadro de olho vermelho, em geral o paciente apresenta dor, fotofobia e em alguns casos borramento visual e floaters. Pode afetar um ou os dois olhos, afetando pessoas de todas as idades, incluindo crian ç as.
Poss í veis causas de uve í te s ã o infec çõ es, injuries doen ç as inflamat ó rias ou autoimunes. Em muitos casos a causa pode n ã o ser identificada. A uve í te em alguns casos pode levar a perda visual, sendo muito importante o diagn ó stico precoce para prevenir complica çõ es e preservar a vis ã o. Todo quadro de olho vermelho precisa de avalia çã o oftalmol ó gica principalmente quando associado a dor para descartar uve í te e glaucoma agudo.
O glaucoma agudo de â ngulo fechado é uma emerg ê ncia m é dica. A press ã o intra-ocular sobe rapidamente, e em mission ã o de horas, o nervo ó ptico pode ser destru í do, levando a perda irrevers í vel da vis ã o. Os principais sintomas do glaucoma agudo al é m da hiperemia ocular s ã o dor, n á useas e v ô mitos, vis ã o borrada/ diminui çã o da vis ã o. O paciente precisa ser tratado imediatamente, objetivando a diminui çã o da press ã o intraocular e consequente manuten çã o da viabilidade do nervo ó ptico e da vis ã o.
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por e-mail estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Selecione o motivo: