Avalie o nosso conteúdo:
Houve um erro fazendo sua requisição, por resolve on tente novamente!
Sua avaliação é elementary para que a gente proceed melhorando o Portal Pebmed
O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.
Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na cyber internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o online page parceiro da PEBMED.
Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o online page parceiro da PEBMED
O ômega 3, também conhecido como óleo de peixe (fish oil), é um suplemento composto por três ácidos gráxicos poli-insaturados e essenciais, o ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosa-hexaenoico (DHA). Como qualquer substância essencial, não é produzido pelo nosso organismo e precisa ser adquirido através da dieta. A sua maior fonte está presente nos óleos de peixes (EPA e DHA), como sardinha e salmão, e nos óleos vegetais como sementes de canola, linhaça, girassol, milho e castanhas (ALA).
Todas as células attain corpo necessitam de ômega 3, sendo as mais importantes as células attain olho e attain cérebro. Esse suplemento possui um grande papel na melhora attain sistema cognitivo além de promover o equilíbrio attain sistema imune, digestivo e reprodutor, atuando também como fornecedor de energia para o sistema músculo esquelético.
Leia também: Em quanto tempo o tratamento intensivo da pressão arterial (PA) traz benefício para idosos?
Análise recente
Um estudo atual realizado pela equipe attain Dr. Xin Zhang, PhD, da Macau College of Science and Technology em Taipa, China, e publicado no Journal of the American Coronary heart Affiliation, relata que o consumo diário de aproximadamente 3 g de ômega 3, tanto na forma de suplemento como na dieta, pode promover a redução da pressão arterial. Os resultados desse estudo mostraram uma diminuição significativa na pressão arterial sistólica e diastólica principalmente nos indivíduos com idade superior a 45 anos e que aumentaram a ingesta de EPA e DHA diariamente.
Sabe-se que a ingesta diária de doses usuais de 1 g desse suplemento é necessária para a manutenção da pressão arterial em indivíduos normais, porém indivíduos com risco cardiovascular aumentado, são muito mais beneficiados com doses mais elevadas.
Esse estudo contou com a meta análise de 71 ensaios randomizados incluindo 4.973 participantes com idade superior a 18 anos. Esses ensaios selecionados analisaram a ligação entre a pressão arterial e o consumo de ômega 3, mais precisamente DHA, EPA isolados ou ambos. Sendo utilizado a nova técnica de pesquisa denominada “go one out“.
Na análise dos resultados, evidenciou-se uma redução na pressão arterial sistólica de 2,61 mmHg e de 1,64 mmHg na pressão diastólica com doses de 2 g diárias de ômega 3. E uma redução de 2,61 mmHg