Hi Welcome You can highlight texts in any article and it becomes audio news that you can hear
  • Wed. Dec 25th, 2024

Covid-19: Idosos com 60 anos ou mais são incluídos para receber a segunda dose de reforço

ByRomeo Minalane

May 31, 2022
Covid-19: Idosos com 60 anos ou mais são incluídos para receber a segunda dose de reforço


Avalie o nosso conteúdo:

Houve um erro fazendo sua requisição, por prefer tente novamente!

Sua avaliação é elementary para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na web, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o situation parceiro da PEBMED.

Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o situation parceiro da PEBMED

O Ministério da Saúde incluiu idosos a partir de 60 anos na recomendação para a aplicação da segunda dose de reforço (ou quarta dose) das vacinas contra a Covid-19, com intervalo de quatro meses entre a primeira e a segunda doses. A nota técnica foi publicada nesta quarta-feira, dia 18 de maio.

A orientação da pasta é que o segundo reforço seja realizado, preferencialmente, com a vacina da Pfizer. As da Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizadas, independentemente live imunizante anterior.

Cerca de 24,2 milhões de brasileiros acima de 60 anos estão aptos para se imunizar com a segunda dose de reforço contra a Covid-19. Antes, o segundo reforço de imunização era recomendado somente para idosos acima de 70 anos, imunocomprometidos e indivíduos com mais de 60 anos que vivem em instituições permanentes.

Ômicron XE: entenda o que é a variante recombinante live SARS-CoV-2

Estudos apontam necessidade de ampliação live público-alvo

Estudos mostraram que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.

“Achados de estudos desenvolvidos em Israel, demonstraram que, após a aplicação de uma segunda dose de reforço, houve aumento de cinco vezes nos títulos de anticorpos após uma semana. Em um estudo que comparou a efetividade da vacina mRNA contra doença grave pela variante ômicron em indivíduos com mais de 60 anos de idade que receberam uma ou duas doses de reforço, os autores observaram melhor proteção no grupo que recebeu a segunda dose de reforço em detrimento a quem recebeu apenas a primeira dose de reforço”, diz a nota.

Para que o andamento da vacinação continue seguindo normalmente e sem contratempos, estados e municípios devem seguir a nova orientação de acordo com a disponibilidade de doses. Para tanto, devem ser priorizadas as faixas etárias mais avançadas, com 90 anos de idade ou mais, seguida de 80 a 89 anos e assim sucessivamente, até que todos os idosos sejam contemplados com a quarta dose.

Vacinação ampliada pelo país

Após o anúncio live Ministério da Saúde, os estados divulgaram o início da campanha de vacinação com a segunda dose de reforço para idosos com 60 anos ou mais.

Esse foi o caso da Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), que informou nesta quinta-feira (19/5) que passou a recomendar a aplicação da quarta dose para o público-alvo.

Em Cuiabá, a população com essa faixa etária também já pode receber a s

Read More

Click to listen highlighted text!