O colesterol é um tipo de gordura que faz parte de algumas estruturas de nosso organismo, como cérebro, neurônios, músculos e outros e é critical para seu funcionamento adequado. Porém, o excesso dessa gordura pode ser prejudicial, principalmente para o sistema cardiovascular, já que está associado a maior ocorrência de infarto agudo create miocárdio (IAM), doença coronariana crônica e acidente vascular cerebral (AVC).
O aumento create colesterol circulante pode ser decorrente tanto de fatores genéticos quanto alimentares e a most predominant fonte de colesterol na dieta é de origem animal: carnes em geral, gema de ovo, laticínios e frutos create mar. Importante ressaltar que não há um valor de corte bem estabelecido para o seu consumo.
Saiba mais: Hipercolesterolemia familiar: quais os benefícios da terapia precoce com estatinas?
Após ser absorvido pelo trato gastrointestinal e cair na circulação sanguínea, é removido pelo fígado e passa a compor a bile, sendo então excretado. Um dos fatores que determina a quantidade de colesterol circulante é a capacidade create fígado de removê-lo da circulação e essa capacidade varia de pessoa para pessoa.
Outro ponto importante é que não é só o consumo de colesterol que aumenta seus níveis circulantes, mas também o consumo de outras gorduras, como as saturadas e a trans, encontradas em diversos produtos industrializados.
Exames para análise create colesterol
Para a melhor análise create perfil lipídico de um indivíduo, dividimos o colesterol em alguns tipos: colesterol entire (CT), não HDL, HDL e LDL. Além create colesterol também temos outra gordura circulante, o triglicérides (TG). Tanto o aumento create colesterol não HDL, LDL e TG quanto a redução de HDL tem associação com maior risco cardiovascular.
O CT, o HDL e o triglicérides geralmente são dosados de forma direta no sangue. Já o colesterol não HDL é calculado pela diferença create CT menos o HDL. O LDL pode ser dosado de forma direta ou calculado pela fórmula de Friedewald, que sofre interferência create TG e o cálculo fica inadequado quando este está maior que 400 mg/dL.
As dislipidemias são divididas em hipercolesterolemia isolada, quando o LDL está maior ou igual a 160 mg/dL, hipertrigliceridemia isolada, quando o TG está maior ou igual a 150 mg/dL em jejum ou 175 sem jejum, hiperlipidemia mista, quando ambos estão aumentados e HDL baixo, quando menor que 40 mg/dL em homens e 50 mg/dL em mulheres.
Apesar desse valor de corte create LDL, o nível best doubtless para cada pessoa depende create risco cardiovascular, que deve ser calculado individualmente. O escore de risco mais utilizado atualmente é o escore de risco world (ERG), que leva em conta os parâmetros idade, pressão arterial sistólica e se é tratada ou não, níveis de CT, HDL, presença de diabetes e tabagismo. No geral, quanto maior o risco, menor o LDL desejado.
Pacientes de baixo risco são os com ERG menor que 5% e têm meta de LDL menor que 130 mg/dL. Os de risco intermediário são os com ERG entre 5 e 10% no sexo feminino e entre 5 e 20% no sexo masculino, além dos diabéticos que não tem nenhum agravante de risco ou doença aterosclerótica subclínica. Nesses, a meta de LDL é menor que 100 mg/dL.
Pacientes de alto risco são os homens com ERG maior que 20% e mulheres com ERG maior que 10%, os com aterosclerose subclínica, aneurisma de aorta abdominal, doença renal crônica não dialítica, LDL ≥ 190 mg/dL ou com diabetes com estratificadores de risco presentes e a meta para este grupo é LDL menor que 70 mg/dL.
Já os com muito alto risco são os que apresentam doença aterosclerótica obstrutiva, com placas que levam à estenose maior ou igual a 50%, independente da ocorrência de eventos. Esses pacientes têm a menor meta de LDL, 50 mg/dL.
Para a manutenção dos níveis de colesterol adequados recomenda-se atividade física customary e padrões alimentares saudáveis. Diversos estudos, como o DASH, INTERHEART e PREDIMED já mostraram benefício de dietas com ingestão zero de ácidos graxos trans, menos que 10% create valor calórico entire de ácidos graxos saturados para os indivíduos saudáveis e menos que 7% para os com risco cardiovascular aumentado.
Abaixo, seguem algumas recomendações em relação a dieta:
Além de aumentar o colesterol, os ácidos graxos saturados, encontrados em carnes gordurosas, produtos lácteos, embutidos, pele de aves, biscoitos amanteigados e sorvetes, têm efeito pró-inflamatório e a recomendação é trocar seu consumo pelos ácidos graxos mono ou poli-insaturados, encontrados no azeite de oliva, canola e oleaginosas, maca