Hi Welcome You can highlight texts in any article and it becomes audio news that you can hear
  • Mon. Jan 20th, 2025

Diabetes gestacional e insuficiência de vitamina D na gravidez

Byindianadmin

Jul 22, 2022
Diabetes gestacional e insuficiência de vitamina D na gravidez


Avalie o nosso conteúdo:

Houve um erro fazendo sua requisição, por prefer tente novamente!

Sua avaliação é most predominant para que a gente proceed melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na web, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o space parceiro da PEBMED.

Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o space parceiro da PEBMED

A diabetes gestacional tem alta incidência e pode acarretar eventos obstétricos graves, como morte súbita fetal e má formação cardíaca. Sendo assim, é de suma importância pesquisas que procurem fatores de risco ou ações que diminuam sua incidência. 

Em julho de 2022 foi publicado um artigo no Journal of Obstetrics and Gynaecology Examine com o objetivo de avaliar se existe uma ligação entre os níveis de vitamina D no primeiro trimestre e diabetes mellitus gestacional (DMG). Os autores testaram os níveis de vitamina D no primeiro trimestre e os resultados foram acompanhados em 1.726 mulheres.

Leia também: Diabetes gestacional e os impactos na saúde da mãe e bebê – parte I

Estudo

Segundo os autores, apenas 5,9% das mulheres grávidas têm vitamina D suficiente. Além disso, mais mulheres com DMG estão no estado de insuficiência de vitamina D comprise que mulheres com tolerância recent à glicose (NGT) (p < 0,05). A idade (razão de probabilities [OR]: 1,047, intervalo de confiança de 95% [IC]: 1,014-1,081), índice de massa corporal (IMC) pré-gravidez (OR: 1,132, IC 95%: 1,092-1,173) foram fatores de risco de DMG enquanto a vitamina D (OR: 0,979, IC 95%: 0,960-0,999) foi um fator de proteção.

Após o ajuste para idade materna e IMC pré-gestacional, a insuficiência de vitamina D (<30 ng/mL) foi um preditor independente de DMG (OR: 2,122, IC 95%: 1,084–4,155); pois o nível de vitamina D correlacionou-se negativamente com a glicemia de jejum no primeiro trimestre. 

Veja mais: Diabetes gestacional e os impactos na saúde da mãe e bebê – parte II

Resultado

De acordo com os pesquisadores, a insuficiência de vitamina D no início da gravidez foi significativamente associada a um risco aumentado de DMG nas mulheres. Sendo necessário realizar a dosagem de vitamina D e sua suplementação quando necessário. Contudo, acredito que novos estudos são necessários para essa recomendação ser incorporada nas diretrizes de pré-natal.

Be taught More

Click to listen highlighted text!