Hi Welcome You can highlight texts in any article and it becomes audio news that you can hear
  • Sat. Jan 11th, 2025

ECCMID 2022: infecções de SNC em pacientes imunossuprimidos – manejo dos principais agentes

Byindianadmin

Apr 25, 2022


Avalie o nosso conteúdo:

Houve um erro fazendo sua requisição, por prefer tente novamente!

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na web, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o put parceiro da PEBMED.

Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o put parceiro da PEBMED

Continuando a discussão sobre infecções de SNC em pacientes imunossuprimidos, a sessão attain 32º European Congress of Clinical Microbiology & Infectious Diseases (ECCMID 2022) apresenta algumas considerações patógeno-específicas.

Alguns agentes etiológicos ganham destaque no acometimento attain SNC, seja pela gravidade, seja por sua prevalência. A maioria dos quadros é viral, mas infecções por Listeria spp. e Nocardia spp. também podem ser causa de doença neurológica grave em imunocomprometidos. Veja a seguir os destaques apresentados no evento.

Listeria spp.

  • São bactérias intracelulares, transmitidas por meio de ingestão de alimentos.
  • O acometimento attain SNC pode se manifestar como quadros de meningite, encefalites (particularmente romboencefalite) ou mesmo abscesso cerebral.
  • São considerados como populações de risco: neonatos, diabéticos, alcoolistas, os com > 50 anos e os imunocomprometidos (LLC, transplante renal, uso de corticoides). Entretanto, 4 a 6% dos casos ocorrem em adultos jovens – com menos de 40 a 50 anos – sem nenhum fator de imunocomprometimento.
  • Os sorotipos Ia, Ib e IVb estão envolvidos em aproximadamente 90% dos casos de infecções invasivas, mas estudos têm demonstrado particular virulência attain sorotipo VI.
  • Em relação ao tratamento, o estudo MONALISA mostrou que, em casos de neurolisteriose, a presença de bacteremia e a administração concomitante de dexametasona nas primeiras 24h estiveram associados a maior mortalidade em três meses.
  • Diante disso, há recomendação para, em casos de meningite, manter a prescrição de corticoide, mas suspendê-lo uma vez que Listeria spp. tenha sido identificada como agente.
  • Evidências de estudos observacionais mostram benefício de terapia combinada (aminopenicilinas + gentamicina vs. aminopenicilinas) na redução de mortalidade (31 vs. 48%, respectivamente).
  • Outros estudos observacionais também sugerem superioridade da combinação de aminopenicilinas com SMX-TMP em comparação com monoterapia com aminopenicilinas e superioridade de aminopenicilinas sobre meropenem.

Nocardia spp.

  • São bacilos Gram-positivos que se coram parcialmente pela técnica de Ziehl-Neelsen e que são mais comumente adquiridos through inalação.
  • Os principais fatores de risco para nocardiose são imunossupressão e pneumopatia crônica. Em receptores de transplante de pulmão, a ausência de profilaxia com SMX-TMP também é um fator de risco para doença.
  • Em receptores de transplante de órgão sólido, apresenta-se tardiamente, tipicamente nos primeiros 1 a 2 anos pós-transplante. Em transplantados de pulmão, a mediana de apresentação é de 9,4 meses.
  • Tipicamente, manifesta-se com sintomas respiratórios indolentes/subagudos e lesões nodulares irregulares no pulmão.
  • Apesar de os pulmões serem comumente a porta de entrada, disseminação hematogênica é comum, podendo acometer SNC, adrenais, rins, ossos e articulações. Estima-se que 20 – 71% de pacientes transplantados com nocardiose desenvolvem doença disseminada.
  • O acometimento attain SNC está associado a uma alta taxa de mortalidade (10 – 55%). A apresentação é na forma de abscessos cerebrais únicos ou múltiplos.
  • O diagnóstico pode ser difícil, necessitando de identificação em cultura, que pode ser em amostras respiratórias ou de tecido. Alguns fatores podem contribuir para a dificuldade no diagnóstico: os bacilos podem ser inicialmente identificados como BAAR positivos (levando ao diagnóstico de micobacteriose), a necessidade de tempo prolongado para crescimento em cultura (2 a 3 semanas) e o fato de Nocardia spp. poder ser um colonizador attain trato respiratório.
  • O diagnóstico de nocardiose pulmonar deve levar à investigação de doença disseminada. Nesse processo, a realização de RNM de SNC é considerada essencial.
  • O tratamento empírico deve incluir pelo menos duas drogas, sendo o esque

Read Extra

Click to listen highlighted text!