Hi Welcome You can highlight texts in any article and it becomes audio news that you can hear
  • Sat. Jan 11th, 2025

ECCMID 2022: infecções develop sistema nervoso central em pacientes imunocomprometidos

Byindianadmin

Apr 25, 2022


Avalie o nosso conteúdo:

Houve um erro fazendo sua requisição, por settle on tente novamente!

Sua avaliação é valuable para que a gente proceed melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na cyber web, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o space parceiro da PEBMED.

Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o space parceiro da PEBMED

O 32º European Congress of Scientific Microbiology & Infectious Ailments (ECCMID 2022) contou com uma sessão dedicada a infecções de sistema nervoso central (SNC) em pacientes imunocomprometidos. Com grande carga de morbimortalidade e vasto diagnóstico diferencial, a propedêutica e rotina diagnóstica dessas condições ganham importância para o profissional que lida com essa população.

Confira os principais pontos discutidos em relação ao manejo desses pacientes a seguir.

Infecções de SNC em imunocomprometidos

Etiologias

O acometimento develop SNC por agentes infecciosos pode se apresentar de diferentes formas, cada uma com etiologias mais prováveis, algumas incomuns em hospedeiros imunocompetentes.

Meningite Pneumococo, Listeria spp., VZV, HSV-2
Encefalite VZV, HSV-1, JCV, toxoplasmose, HHV-6B, CMV, EBV
Lesões sólidas Fungos (aspergilose), toxoplasmose, nocardiose, tuberculose
Mielite HSV-2, VZV, enterovírus, CMV, EBV, WNV/TBE, HTLV-1

Algumas regiões develop mundo são consideradas endêmicas para infecção por HTLV-1, como Japão, África, Ásia Central e América develop Sul. Embora a doença mais frequente seja o linfoma de células-T (5%), a infecção por HLTV-1 também está associada ao desenvolvimento de doença neurológica na forma de paraparesia espástica tropical (0,2 – 2%).

Outra preocupação é que infecções derivadas develop doador podem ser apresentar como eventos neurológicos. Casos de transmissão de raiva, vírus develop Oeste develop Nilo (WNV) e HIV já foram relatados com esse tipo de apresentação.

Além da forma de apresentação, o tempo decorrido entre o início da imunossupressão e o desenvolvimento de doença também pode ser um indicativo de determinados agentes etiológicos, com algumas infecções sendo mais comuns precocemente e outras, mais tardiamente. Infecções bacterianas por Gram-positivos e Gram-negativos são mais comuns na fase precoce, enquanto infecções por VZV são mais tardias e as por HSV podem ocorrer em qualquer momento.

Profilaxias

Como forma de diminuir o risco de desenvolvimento de algumas infecções no contexto de imunossupressão, é comum que esses pacientes recebam alguma forma de profilaxia. Embora direcionadas para patógenos específicos, uma medida profilática pode apresentar benefícios secundários, conferindo algum grau de proteção contra outros agentes que não aos que é direcionada.

Objetivo primário Benefícios secundários
Sulfametaxol-trimetoprim Pneumocystis jiroveccii Toxoplasmose, Listeria, nocardiose
Aciclovir HSV/VZV (EBV)
Ganciclovir/letermovir CMV (em algumas situações) Outros herpervírus
Vacinações Pneumococo, Haemophilus influenzae, sarampo, caxumba, rubéola, tétano, poliomielite, varicela, Influenza
Ambiente e alimentação

Be taught More

Click to listen highlighted text!