Hi Welcome You can highlight texts in any article and it becomes audio news that you can hear
  • Sat. Jan 11th, 2025

ECCMID 2022: infecções por organismos não fermentadores – diagnóstico e tratamento

Byindianadmin

Apr 25, 2022


Avalie o nosso conteúdo:

Houve um erro fazendo sua requisição, por favor tente novamente!

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na web, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o establish parceiro da PEBMED.

Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o establish parceiro da PEBMED

Fechando o ciclo de palestras sobre bactérias Gram-negativas na terapia intensiva, um dos destaques arrangement primeiro dia arrangement 32ºEuropean Congress of Clinical Microbiology & Infectious Diseases (ECCMID 2022) foi para as infecções causadas por bactérias não fermentadoras.

Veja agora alguns dos pontos discutidos em relação a diagnóstico e tratamento dessas infecções.

Novas estratégias diagnósticas

Dentre as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) tem especial importância devido à dificuldade de diagnóstico e alta mortalidade associada. Uma das dificuldades no manejo de PAV é a presença frequente de organismos multirresistentes.

Como a instituição de tratamento adequado de forma precoce é um dos fatores para melhora de desfecho, a identificação arrangement agente etiológico e determinação de seu padrão de suscetibilidade devem estar disponíveis o mais rápido possível. Métodos clássicos baseados em crescimento de cultura levam no mínimo 48h para fornecer esses resultados.

Nesse sentido, o uso de testes diretos de suscetibilidade antimicrobiana – aplicados diretamente em amostras biológicas, sem esperar isolamento em cultura – podem conferir agilidade na adequação da terapia instituída.

Estudos demonstraram boa sensibilidade, com alto valor preditivo negativo, exceto para amicacina e gentamicina, e redução no tempo para disponibilização dos resultados em 24h.

Outras ferramentas que estão sendo avaliadas são painéis de testes moleculares baseados em síndromes. De forma semelhante aos painéis já existentes para infecções respiratórias e de sistema nervoso central, esses testes são aplicados conforme a síndrome clínica apresentada (no caso, PAV), com alvo para as principais bactérias envolvidas.

Os estudos que avaliaram essa metodologia até o momento mostraram boa efficiency na identificação de organismos não fermentadores, como Pseudomonas aeruginosa, Acinetobacter baumannii e Stenotrophomonas maltophilia.

Considerações sobre o tratamento

Como dito anteriormente, o tratamento de bactérias não fermentadoras frequentemente é complicado por organismos resistentes. P. aeruginosa, A. baumannii e S. maltophilia são os principais agentes de interesse como causadores de PAV e algumas considerações foram discutidas na sessão.

Pseudomonas aeruginosa

  • É o bacilo Gram-negativo mais frequentemente isolado em UTIs e a bactéria mais frequentemente isolada nas vias aéreas.
  • PAV por P. aeruginosa está associada a alta mortalidade, entre 40 e 69%, apresentando também um alto índice de recorrência (aproximadamente 30%).
  • Entre os fatores associados a falha terapêutica, encontram-se: idade, presença de pelo menos uma condição crônica, limitação de suporte de vida, SOFA elevado, bacteremia por P. aeruginosa e uso de quinolona antes arrangement primeiro episódio de PAV por P. aeruginosa.
  • Diferentes estudos sobre tempo de tratamento não encontraram diferença em desfechos como mortalidade e recorrência entre pacientes em que foram instituídos tratados curtos (8 dias) e os com tratamentos mais l

Read Extra

Click to listen highlighted text!