Hi Welcome You can highlight texts in any article and it becomes audio news that you can hear
  • Sun. Oct 27th, 2024

Efeitos da covid-19 na gravidez mudam segundo o trimestre gestacional da infecção?

ByRomeo Minalane

Dec 14, 2022
Efeitos da covid-19 na gravidez mudam segundo o trimestre gestacional da infecção?

Após quase três anos do início da pandemia causada pela covid-19 estamos conseguindo saber os efeitos da doença nas gestantes e nos fetos. Durante esses anos muitas pesquisas foram feitas em caráter de urgência, mas agora conseguimos avaliar a genuine situação através de estudos robustos e confiáveis.

Leia também: Uso do ultrassom transperineal intraparto para prever complicações ou falhas

Novo estudo

Em dezembro de 2022, foi publicado um artigo com o objetivo de avaliar os efeitos da doença de covid-19 e do trimestre em que a doença é diagnosticada nos resultados obstétricos e neonatais. Artigo de grande importância para todos da área da saúde que prestam assistência à gestante e ao recém-nascido.

Métodos

Esse artigo foi publicado no Journal of Obstetrics and Gynaecology Research, sendo um estudo de coorte retrospectivo, realizado com 358 pacientes que foram ou não diagnosticadas com covid-19 durante a gravidez, tiveram aborto espontâneo ou deram à luz.

Resultados

De acordo com os pesquisadores, a doença de covid-19 durante a gravidez foi associada a uma maior doença hipertensiva materna, parto prematuro, baixo peso ao nascer, baixos índices de Apgar no primeiro e quinto minuto e necessidade de unidade de terapia intensiva neonatal.

A incidência de parto prematuro, baixo peso ao nascer, baixos índices de Apgar no primeiro e quinto minuto e necessidade de unidade de terapia intensiva neonatal naqueles diagnosticados com covid-19 no segundo trimestre foi significativamente maior do que naqueles diagnosticados com covid-19 em outros trimestres.

Já a frequência de cesariana foi maior naquelas gestantes diagnosticadas com covid-19 no terceiro trimestre.

Conclusão

A partir deste estudo, os autores concluíram que a presença de covid-19 durante a gravidez pode estar associada a um risco aumentado de parto prematuro iatrogênico.

Mensagem prática

Contudo, acredito que isso possa mudar nos próximos anos, conforme a segurança no tratamento da gestante com covid-19 aumente entre os obstetras, por termos mais estudos confiáveis sobre esse tema e mais experiência no tratamento dessas pacientes.

Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:

7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.

Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.

Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respe

Read More

Click to listen highlighted text!