Hi Welcome You can highlight texts in any article and it becomes audio news that you can hear
  • Wed. Dec 25th, 2024

ESC 2022: Estudos importantes em pacientes com covid-19

ByRomeo Minalane

Aug 30, 2022
ESC 2022: Estudos importantes em pacientes com covid-19

A PEBMED, com apoio da Pfizer, trará conteúdos exclusivos sobre o European Society of Cardiology (ESC) 2022, que acontece de 26 a 29 de agosto, em Barcelona. Confira agora as novidades que foram apresentadas hoje, no último dia do ESC 2022, sobre dois estudos feitos com pacientes de covid-19 e suas conclusões:

COVID PACT

Avaliar a eficácia e a segurança da anticoagulação plena vs anticoagulação profilática e avaliar o uso de clopidogrel na prevenção de eventos trombóticos arteriais e venosos em pacientes críticos pela Covid-19. 750 pacientes com SARS-COV2, internados a menos de 96 horas em terapia intensiva, foram randomizados para grupo anticoagulação plena vs profilática e, dentre os dois grupos iniciais houve uma nova randomização para uso de clopidogrel vs placebo, restando 4 grupos:

  • anticoagulação plena + clopidogrel com suporte ventilatório invasivo ou não-invasivo
  • anticoagulação plena isolada
  • anticoagulação profilática + clopidogrel
  • anticoagulação profilática isolada

Todos os pacientes foram avaliados com doppler venosos bilateral após 10-14 dias e foram seguidos até a alta hospitalar ou até 28 dias da randomização.

Desfecho primário de eficácia: desfecho composto hierárquico

  1. Morte devido a tromboembolismo arterial ou venoso
  2. Embolia pulmonar
  3. Trombose venosa profunda (TVP) clínica
  4. IAM tipo 1
  5. AVC isquêmico
  6. SEE ou ALI
  7. TVP subclínica

Desfecho primário de segurança: sangramento fatal ou ameaçador a vida

Desfecho secundário de segurança: sangramento moderado a grave pelo GUSTO

A média de idade foi 61 anos, 41% mulheres, 68% obesos, 59% hipertensos, SOFA score 4, suporte ventilatório não-invasivo 84%, ventilação invasiva em 15%. O resultado foi um desfecho primário a favor da anticoagulação plena (win ratio 1,95 [1,08-3,55], p 0,028) e neutro para o clopidogrel (win ratio 1,04 [0,54-2,01], p 0,9), porém sem impacto em mortalidade. Não houve aumento de sangramento fatal ou ameaçador a vida.

Concluiu-se, assim, que em pacientes críticos pela Covid-19, o uso da anticoagulação reduziu complicações trombóticas e aumentou o risco de sangramento, sem acarretar instabilidade hemodinâmica. Além disso, a adição de clopidogrel não reduziu eventos trombóticos ou aumentou sangramento nessa população. Vale ressaltar que foram excluídos do estudo pacientes com alto risco de sangramento e que o estudo foi finalizado de forma precoce.

ACT Trial Program

Já o ACT trial program envolveu dois estudos com pacientes ambulatoriais e internados pela Covid-19. O objetivo do programa foi avaliar, em pacientes com a Covid-19 sintomática, se a terapia anti-inflamatória com colchicina e as terapias antirombóticas com AAS (em doença leve) ou com AAS + Rivaroxabana (doença moderada a grave) podem prevenir a progressão da doença ou mortes neste espectro de pacientes.

ACT OUTPATIENT

Quase 4.000 pacientes com > = 30 anos, alto risco (pelo menos 1 critério: > = 70 anos, homem, IMC > = 30, doença crônica, câncer ativo ou diabetes) com a Covid-19 sintomática sem indicação de hospitalização foram metade randomizados para receber colchicina e a outra metade para receber placebo e, novamente randomizados

Read More

Click to listen highlighted text!