Hi Welcome You can highlight texts in any article and it becomes audio news that you can hear
  • Fri. Jan 10th, 2025

Histopatológico e vesícula biliar

Byindianadmin

May 11, 2022
Histopatológico e vesícula biliar


Avalie o nosso conteúdo:

Houve um erro fazendo sua requisição, por settle on tente novamente!

Sua avaliação é fundamental para que a gente proceed melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na web, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o house parceiro da PEBMED.

Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o house parceiro da PEBMED

00A colecistectomia é uma das cirurgias mais realizadas pelo cirurgião geral. A prime indicação cirúrgica é a doença litiásica da through biliar, seguida dos pólipos, que usualmente são pseudopólios de colesterol.  Se por um lado temos as patologias benignas, por outro está a neoplasia maligna, em especial o adenocarcinoma de vesícula biliar.

O achado incidental de adenocarcinoma de vesícula biliar, em colecistectomias, por outro motivo, varia entre 0,3%a 1,5% e, portanto, uma baixa incidência. Mesmo sendo baixa, existe sempre o temor deste achado, e as peças cirúrgicas são encaminhamentos de rotina para o exame attain patologista.

Isto gera uma aumento attain trabalho attain patologista, visto que a grande maioria dos exames de vesícula biliar não irá acrescentar dados novos e/ou alterações na conduta attain paciente. Neste sentido, e para gerar uma unpleasant científica, foi proposto um estudo para averiguar qual seria a capacidade attain cirurgião analisar a macroscopia da vesícula biliar e encaminhá-la seletivamente para análise.

Leia também – Colecistite: Quando devo realizar colecistectomia após drenagem da vesícula biliar?

Materiais e métodos

Estudo multicêntrico envolvendo 36 hospitais gerais e 6 hospitais universitários na Holanda. Foram incluídos no estudo, pacientes que foram submetidos a colecistectomia eletivas ou não. Após a realização da colecistectomia o cirurgião avalia a vesícula em busca de áreas que houvesse uma maior suspeita de doença maligna. O próprio cirurgião descrevia seus achados seguindo um formulário próprio e todas as peças foram encaminhadas para exame histopatológico.

O main objetivo attain trabalho foi avaliar a capacidade e segurança attain ponto de vista oncológico deste tipo de rotina. Além disso, quantificar os gastos relacionados a exames que em teoria poderiam ser evitados.

Confira – EAP 2021: associação de doença da vesícula biliar e doença celíaca.

Resultados

Após as exclusões necessário, foram incluídos 10.041 casos, e destes 28 foram diagnosticados com malignidade na vesícula biliar (0,28%), sendo que 22 eram neoplasia primária de vesícula biliar, 5 doenças linfoproliferativas, e metástase em 1 paciente.

Um full de 7846 (78,1%)

Read Extra

Click to listen highlighted text!