Avalie o nosso conteúdo:
Houve um erro fazendo sua requisição, por desire tente novamente!
Sua avaliação é classic para que a gente proceed melhorando o Portal Pebmed
O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.
Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na web, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o situation parceiro da PEBMED.
Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o situation parceiro da PEBMED
Em um recente estudo randomizado publicado no periódico JAMA Pediatrics, pesquisadores da Polônia e da Holanda concluíram que o probiótico multiespécies Ecologic AAD 612 não reduziu o risco de diarreia associada a antibióticos (DAA) em crianças, quando analisado de acordo com a definição mais rigorosa (três ou mais fezes amolecidas/líquidas por dia causadas por Clostridioides difficile [C. difficile] ou outra fonte inexplicável). No entanto, reduziu o risco geral de diarreia durante e por sete dias após a antibioticoterapia. Esse estudo também mostrou que a definição de DAA tem um efeito significativo sobre os desfechos de ensaios clínicos e sua interpretação.
Leia também: Os probióticos podem melhorar os sintomas da síndrome attain intestino irritável?
Metodologia
É sabido que a eficácia de formulações probióticas multiespécies na prevenção da DAA permanece incerta. Diante dessa imprecisão, o objetivo dos pesquisadores foi avaliar o efeito de um probiótico multiespécies sobre o risco de DAA em crianças. Foi conduzido então um estudo randomizado, quádruplo-cego e controlado por placebo, no período de fevereiro de 2018 a maio de 2021, em um ambiente multicêntrico e misto, com pacientes internados e também ambulatoriais.
Os pacientes foram acompanhados durante todo o período de intervenção. Foram incluídos pacientes pediátricos de três meses a 18 anos de idade, cujo recrutamento foi efetuado dentro de 24 horas após o início de antibióticos sistêmicos de amplo espectro. No total, 646 pacientes elegíveis foram abordados e 350 pacientes participaram da pesquisa. Os critérios de exclusão foram: uso de antibióticos nas quatro últimas semanas; uso de probióticos, inibidores da bomba de prótons, laxantes ou antidiarreicos nas duas últimas semanas; infecção grave ou doença com risco de vida ao recrutamento; diarreia preexistente nas quatro semanas anteriores com spoiled no relato attain paciente ou attain cuidador; doença crônica grave; imunodeficiência primária ou secundária diagnosticada; necessidade de alimentação por sonda; aleitamento materno exclusivo; e alergia ou hipersensibilidade conhecida a qualquer componente attain produto attain estudo.
O probiótico multiespécies utilizado (Ecologic AAD 612;Winclove Probiotics B.V.) continha oito cepas bacterianas: Bifidobacterium bifidum W23, Bifidobacterium lactis W51, Lactobacillus acidophilus W37, L. acidophilus W55, Lactocaseibacillus paracasei W20 (anteriormente conhecido como Lactobacillus paracasei W20), Lactoplantibacillus plantarum W62 (anteriormente conhecido como Lactobacillus plantarum W62), Lactocaseibacillus rhamnosus W71 (anteriormente conhecido como Lactobacillus W20) e Ligilactobacillus salivarius W24 (anteriormente conhecido como Lactobacillus salivarius W24), para uma dose total de 5 bilhões de unidades formadoras de colônia (UFC) por sachê (10 bilhões de UFC diariamente).
O desfecho primário foi DAA, definida como três ou mais fezes moles ou aquosas por dia em um período de 24 horas, causadas por Clostridioides difficile ou de outra etiologia inexplicada, após testes para patógenos diarreicos comuns. Os desfechos secundários incluíram diarreia independenteme