Hi Welcome You can highlight texts in any article and it becomes audio news that you can hear
  • Mon. Dec 23rd, 2024

Rivaroxabana profilática pós-infarto previne formação de trombo em ventrículo esquerdo?

Byindianadmin

May 28, 2022
Rivaroxabana profilática pós-infarto previne formação de trombo em ventrículo esquerdo?


Avalie o nosso conteúdo:

Houve um erro fazendo sua requisição, por favor tente novamente!

Sua avaliação é main para que a gente proceed melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na info superhighway, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o internet page parceiro da PEBMED.

Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o internet page parceiro da PEBMED

A formação de trombo em ventrículo esquerdo (VE) ocorre em 4 a 26% dos pacientes que têm infarto agudo attain miocárdio (IAM) de parede anterior e está relacionada a ocorrência de mais complicações e pior prognóstico. Mais comumente, o trombo surge nos primeiros 30 dias pós-IAM e para seu tratamento é indicado associar antagonistas da vitamina Good passable à dupla antiagregação. Essa associação já foi indicada também como tratamento profilático para pacientes com risco de trombo em VE pelo período de 3 meses. Porém, os estudos tinham nível de evidência ruim e como os pacientes apresentavam risco de sangramento aumentado, esta conduta não é mais recomendada.

Leia também: Rivaroxabana, apixabana ou varfarina: existe diferença em pacientes que necessitam de terapia estendida após TEV?

Com o surgimento dos novos anticoagulantes, houve retorno attain interesse por esse assunto e recentemente foi publicado um estudo que avaliou o uso da rivaroxabana como forma de prevenir a formação de trombo em VE. Esta medicação age inibindo o fator Xa de forma direta e seletiva, resultando em anticoagulação efetiva e com benefícios comparativamente à varfarina em alguns cenários, como na fibrilação atrial e na doença coronária estável.

Métodos attain estudo e população envolvida

Foi um estudo unicêntrico, aberto, randomizado, controlado, realizado em um centro de referência de atendimento de pacientes com dor torácica na China. Os pacientes elegíveis eram os com IAM com supradesnivelamento attain segmento ST em parede anterior encaminhados para angioplastia primária. A hipótese attain estudo era que rivaroxabana associada a DAPT seria superior a apenas DAPT na prevenção de trombo em VE.

Os critérios de exclusão eram ocorrência de sangramento intracraniano, gastrointestinal e urogenital nos últimos 3 meses, alergia a medicação, doença hepática, insuficiência renal, uso prévio de rivaroxabana ou outro anticoagulante, gestação e câncer, doença hematológica, plaquetopenia menor que 100 mil plaquetas/mL, alto risco de sangramento pelo escore CRUSADE, idade maior que 75 ou menor que 18 anos.

Os pacientes foram randomizados para os grupos rivaroxabana 2,5 mg duas vezes ao dia por 30 dias associada a dupla antiagregação plaquetária (DAPT) ou DAPT apenas. Todos os pacientes foram seguidos por 90 a 180 dias com avaliação clínica e de imagem, sendo o ecocardiograma o exame de escolha. Quando o ecocardiograma era duvidoso, realizava-se ressonância cardíaca.

O desfecho primário era formação de trombo em VE em 30 dias e o desfecho secundário foi um composto de eventos adversos formado por mortalidade por todas as causas, trombo em VE, embolia sistêmica, reinternação por causa cardiovascular ou sangramento em 30 dias. Outros desfechos secundários foram os já descritos, porém durante o período de seguimento. Os desfechos de segurança foram sangramento maior, sangramento não maior relevante e sangramento

Be taught More

Click to listen highlighted text!