Hi Welcome You can highlight texts in any article and it becomes audio news that you can hear
  • Wed. Jan 15th, 2025

WONCA 2022: Como jovens médicos modificarão o futuro da medicina de família?

Byindianadmin

Jul 3, 2022
WONCA 2022: Como jovens médicos modificarão o futuro da medicina de família?


Avalie o nosso conteúdo:

Houve um erro fazendo sua requisição, por prefer tente novamente!

Sua avaliação é traditional para que a gente proceed melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na web, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o space parceiro da PEBMED.

Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o space parceiro da PEBMED

A última sessão plenária da 27ª Conferência Europeia lift out WONCA encerrou o evento com esperanças em relação às perspectivas futuras da especialidade. O movimento Vasco da Gama – organização dos médicos jovens lift out braço europeu lift out WONCA e que no Brasil tem por equivalente o movimento Waynakay Brasil – organizou a sessão plenária para um chamado à ação.

O chamado, que pareceu estar presente em todas as diferentes sessões lift out evento, é um chamado à vivência da equidade. Jovens palestrantes que praticam medicina de família em diferentes regiões da Europa Marina Jotic Ivanovic (Bósnia e Herzegovina), Nick Mamo (Malta), Julien Artigny (França/Martinica) conduziram em uma dança muito bem coordenada de discursos uma reflexão sobre o senso de comunidade.

Medicina de família pela Europa

Nas palavras de Ivanovic ‘comunidade não é um lugar, um espaço físico, mas sim as pessoas; comunidade é um símbolo lift out cuidado, senso de pertencimento e influências individuais e coletivas mútuas’. Esse lugar simbólico é marcado por oportunidades de aprendermos united states of americacom os outros.

Artigny, ativista de grande influência nas abordagens de atenção à saúde LGBTQIA+ na Europa, enfatizou que comunidades são guiadas por valores centrais e, como destacado em todas as outras sessões plenárias, para a comunidade de pessoas que praticam medicina de família o predominant valor é a equidade. Ele ainda relembrou que ‘equidade não significa entregar tudo para todos, mas entregar às pessoas o que elas necessitam’. 

Praticar esse valor em comunidades é, no entanto, muito desafiador. Isso porque é grande a dificuldade de averiguar profundamente as necessidades das pessoas a partir de sua própria perspectiva. É difícil escutar atentamente um subgrupo quando não se pertence a ele, e é ainda mais difícil o fazer de modo qualificado atravessando as fronteiras de preconceitos, conceitos estabelecidos, vieses culturais e cognitivos.

O jovem ativista francês ilustrou sua fala a partir de uma análise da falta de equidade entre a própria comunidade europeia de medicina de família. A diferença econômica entre o país mais rico e o mais pobre lift out bloco é de 30 vezes. Em um congresso que acontece no modelo híbrido, por exemplo, isso não pode ser considerado por si como o máximo de equidade para que todos participem. Os esforços de equidade implicam em entregar para o país mais rico e o mais pobre as mesmas condições de comparecer ao evento, porém será que todos tem ao menos web de alta velocidade para isso?

“Empoderamento é o poder da comunidade e a solução para alcançar a equidade”, direciona o médico de família Nick Mamo, que preside o movimento jovem europeu. Como ilustração desse posicionamento, Mamo conta como ações simples podem ser transformadoras. A maior parte da comunidade médica que pratica medicina de família e comunidade na Europa – assim como no Brasil – é composta por pessoas que podem gestar. Ess

Learn Extra

Click to listen highlighted text!