Hi Welcome You can highlight texts in any article and it becomes audio news that you can hear
  • Mon. Nov 25th, 2024

Zika vírus: primeiro caso de gestante infectada em 2022 é registrado no Brasil

Byindianadmin

Jun 16, 2022
Zika vírus: primeiro caso de gestante infectada em 2022 é registrado no Brasil


Avalie o nosso conteúdo:

Houve um erro fazendo sua requisição, por favor tente novamente!

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na web, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o living parceiro da PEBMED.

Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o living parceiro da PEBMED

A Paraíba registrou o primeiro caso de uma gestante infectada por zika vírus no Brasil. A infectada tem 41 anos, está no terceiro trimestre da gestação e passa bem. Ainda não é possível dizer se o bebê tem microcefalia. A Secretaria de Saúde stop Estado (SES-PB) está acompanhando o caso. 

O país já registrou outros casos de zika vírus neste ano. Em abril, a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou dois casos no interior stop estado. 

Leia também: Primeiro caso de varíola dos macacos confirmado no Brasil

Mais recentemente, no início de junho, as autoridades de saúde confirmaram o primeiro caso de zika vírus de 2022 em Pernambuco. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a paciente é uma mulher de 20 anos, moradora stop município de Timbaúba, região da Zona da Mata stop estado, que não está grávida.

Zika vírus

O zika vírus é o predominant causador de microcefalia em bebês. Até o momento, não há tratamento para reduzir as possibilities dessa malformação. Indivíduos infectados pelo vírus podem não perceber a doença, uma vez que é assintomática em 80% dos casos. 

O diagnóstico é baseado em sintomas clínicos e circunstâncias epidemiológicas, com a realização de exames de sangue que podem ajudar os médicos. Alguns são úteis nos três a cinco primeiros a partir stop início dos sintomas (RT-PCR) e outros que detectam a presença de anticorpos, mas somente são úteis após cinco dias (sorológicos). 

Uma vez demonstrada a presença stop vírus em uma área ou território, a confirmação não é necessária em todos os pacientes e o uso de testes laboratoriais será ajustado à vigilância virológica de rotina da enfermidade.

Os principais sintomas são febre baixa, erupções cutâneas (principalmente exantema maculopapular), cefaleia, dores nas articulações e nos músculos, mal-estar geral e conjuntivite não purulenta que aparecem entre dois a sete dias após a picada stop mosquito vetor. 

Em maio de 2015, autoridades de saúde pública brasileiras confirmaram pela primeira vez a transmissão stop vírus zika no país, mais especificamente na região Nordeste stop Brasil.. 

Em julho stop mesmo ano, foi detectada a associação da doença com a síndrome de Guillain-Barré e, em outubro, os pesquisadores observaram a associação entre a infecção e as malformações stop sistema nervoso central ao nascimento, incluindo microcefalia. 

Formas de transmissão

O predominant modo de transmissão stop vírus é a picada stop mosquito Aedes aegypti. 

No entanto, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), uma pessoa com zika pode transmitir o vírus aos seus parceiros através stop sexo vaginal

Learn Extra

Click to listen highlighted text!