Hi Welcome You can highlight texts in any article and it becomes audio news that you can hear
  • Wed. Jan 22nd, 2025

ESC 2022: Podemos prever o risco de mortalidade em 30 dias em pacientes com endocardite infecciosa?

Byindianadmin

Aug 27, 2022
ESC 2022: Podemos prever o risco de mortalidade em 30 dias em pacientes com endocardite infecciosa?

Apesar dos avanços diagnósticos e terapêuticos, a endocardite infecciosa (EI) está associada a uma alta mortalidade hospitalar. Durante o congresso da European Society of Cardiology (ESC 2022), uma nova calculadora de risco, chamada Score EURO-ENDO, foi apresentada pelo cardiologista Jordi Lozano Torres, do Hospital Universitário Vall d’Hebron, na Espanha. A Score EURO-ENDO visa prever a mortalidade em EI do lado esquerdo em 30 dias.  

Métodos 

Foram analisados dados de pacientes com diagnóstico de EI possível ou definitiva do lado esquerdo obtidos do estudo prospectivo ESC-EUR, do Programa de Pesquisa Observacional (EORP). 

Dos 2.171 pacientes analisados, 257 pacientes (11,8%) foram a óbito durante os primeiros 30 dias do diagnóstico de EI. Usando uma regressão logística multivariada, 11 variáveis associadas à mortalidade nesse período foram identificadas: cirurgia cardíaca prévia; acidente vascular cerebral prévio; ataque isquêmico transitório prévio; creatinina superior a 2 mg/dL; presença de Staphylococcus aureus; eventos embólicos na admissão; insuficiência cardíaca ou choque cardiogênico; tamanho da vegetação maior do que 14 mm; presença de abscesso; e regurgitação grave. 

Resultados 

A razão de chances ou odds ratio (OR) para mortalidade em 30 dias com cirurgia da válvula esquerda foi de 0,19 (IC 95% 0,13 a 0,28: p<0,001). Para as outras variáveis, o OR para mortalidade em 30 dias variou de 1,44 para eventos embólicos na admissão a 2,94 para IC ou choque cardiogênico em pacientes com cirurgia valvar esquerda. 

Em pacientes sem cirurgia valvar esquerda, o OR por 30 dias a mortalidade variou de 113, para a presença de um abscesso, a 3,02 para insuficiência cardíaca ou choque cardiogênico. 

Mensagem prática 

A pontuação de risco foi encontrada para fornecer uma estimativa individualizada da mortalidade em 30 dias, tanto para pacientes submetidos à cirurgia de valva esquerda quanto para aqueles sem cirurgia, com uma área sobre a curva de 0,798 e 0,758, respectivamente. Para uma condição associada a um prognóstico tão ruim, espera-se que a pontuação EURO-ENDO ajude a orientar tomada de decisão clínica, como selecionar candidatos cirúrgicos apropriados e melhorar os resultados.


Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED:


Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:


7 dias grátis com o Whitebook

Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.

Read More

Click to listen highlighted text!